Desertificação é o fenômeno que corresponde à transformação de uma área  em um deserto.
O termo desertificação tem sido muito utilizado para a  perda da capacidade produtiva dos ecossistemas causada pela atividade  antrópica. Devido às condições ambientais, as atividades econômicas  desenvolvidas em uma região extrapolam a capacidade de suporte e de  sustentabilidade. O processo é pouco perceptível pelas populacões  locais. Há também erosão genética da fauna e flora, extinção de espécies  e proliferação eventual de espécies exóticas.
Origina-se, no  caso de desertos arenosos, a partir do empobrecimento do solo e  conseqüente morte da vegetação, sendo substituída por terreno arenoso.  No caso dos desertos polares, a causa evidente é a temperatura  extremamente baixa daquelas regiões. Conforme a Convenção das Nações  Unidas de Combate à Desertificação, a desertificação foi definida como  sendo a degradação* da terra nas zonas áridas, semi-áridas e subúmidas  secas resultantes de fatores diversos tais como as variações climáticas e  as atividades humanas.
Degradação: Perda ou comprometimento dos  solos, da vegetaçãoe e dos recursos hídricos, além da deteriorização da  qualidade de vida.
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário